terça-feira, 6 de março de 2012

Na moda entre jovens, óculos de falso grau podem trazer risco à visão

Segundo o membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Dr. Denis Ramos, o acessório que caiu no gosto dos jovens de todo o mundo deixa dúvidas quanto à qualidade da lente.















Manaus - Mais do que um estiloso acessório da moda geek, alternativa ou nerd, os óculos de falso grau podem ser um verdadeiro vilão da saúde ocular.

Segundo o membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Dr. Denis Ramos, o acessório que caiu no gosto dos jovens de todo o mundo deixa dúvidas quanto à qualidade da lente.

"Existem óculos que realmente não tem grau, em que o índice refracional não compromete a visão. No entanto, se a procedência da lente for duvidosa, podem oferecer distorções na função visual", declarou.

Para o estudante Gabriel Miranda, o item é sempre utilizado quando deseja mudar um pouco o visual. "Eu o utilizo à noite, quando quero fazer um estilo diferente. O meu eu comprei em uma ótica mesmo, por isso nunca senti nenhum desconforto".

De acordo com o médico, o uso contínuo de óculos aparentemente sem grau pode ocasionar desconforto à visão, denunciando a falta de qualidade do material. "As distorções na função visual ocasionam alguns sintomas, o principal é deles é a astenopia, dor de cabeça associada à dificuldade visual", disse.

Segundo o médico, uma vez que estes itens não possuem proteção UVA e UVB, os olhos estarão expostos à maior incidência de raios solares, comprometendo também a saúde.

"A incidência de raios solares não dão repercussão imediata. O problema é que esses danos são cumulativos e só aparecem em idade avançada. Nós, que vivemos em uma região extremamente ensolarada, temos que ter preocupação com a proteção contra os raios solares", destacou Denis.

Apesar dos riscos, ainda existe a possibilidade de manter o estilo sem comprometer a visão. Para o médico, evitar os camelôs e produtos sem registro é o caminho certo.

"Assim como os óculos escuros, sugerimos que os pacientes comprem sempre em óticas de respaldo, certificado, com autorização da Covisa e o registro na Anvisa. Se o paciente compra material sem saber a procedência, ele pode, inclusive, estar comprando um material que foi descartado pela ótica de respaldo, mas que acabou caindo no mercado e sendo vendido como mercadoria própria ao uso", concluiu.

Fonte: http://www.d24am.com/noticias/saude/oculos-de-falso-grau-podem-trazer-risco-a-visao/52110

____________________________________________________________


Anúncios:

CENTRO ESPECIALIZADO EM CIRURGIA DE CATARATA

        Pacote oftalmológico particular incluso:
ü  Consulta, exames pré-operatórios
ü  Lente intra ocular importada
ü  Honorários médicos do cirurgião e anestesista 
    Conheça melhor acessando www.cirurgiadecataratasp.com