quarta-feira, 28 de março de 2012

Paciente espera cirurgia para catarata desde 2009

Por: Osiris Reis
osiris@diariopopular.com.br

Foto: Moizés Vasconcellos
A aposentada Edi de Oliveira Godinho, de 71 anos, aguarda desde 2009

A demora do Sistema Único de Saúde (SUS) torna-se comum na vida das pessoas que possuem os atendimentos públicos como a única alternativa. A aposentada Edi de Oliveira Godinho, de 71 anos, aguarda desde 2009 por uma cirurgia de catarata no olho direito.

Perdendo gradativamente a visão, a moradora do Sítio Floresta explica que já buscou informações sobre a situação de sua requisição e até agora foi orientada a esperar. Assim como ela, aproximadamente 400 pacientes aguardam na fila, sem saber quando terão a visão normalizada novamente.

Em outubro de 2011, a aposentada foi chamada pela Secretaria de Saúde na Beneficência Portuguesa e informada de que precisaria fazer a cirurgia com urgência. Com os exames e requisições nas mãos, Edi tem na ponta da língua todos os desdobramentos que deveriam ter resultado na cirurgia.

Ardência e cansaço nos olhos, além da perda da visão quase que totalmente do olho direito são os principais sintomas que tornam a vida da aposentada cada vez mais difícil.

Contraponto
A expectativa da Secretaria de Saúde é acabar com a demanda reprimida em no máximo cinco meses. De acordo com a responsável pela pasta, Arita Bergmann, o investimento do Ministério da Saúde irá proporcionar a criação de mutirões oftalmológicos na cidade. Além das 30 cirurgias mensais contratualizadas pelo município, mais 50 serão executadas pelas equipes médicas. A expectativa é que o número de cirurgias mensais suba para oitenta.

Fonte:http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=6¬icia=50127

terça-feira, 6 de março de 2012

Na moda entre jovens, óculos de falso grau podem trazer risco à visão

Segundo o membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Dr. Denis Ramos, o acessório que caiu no gosto dos jovens de todo o mundo deixa dúvidas quanto à qualidade da lente.















Manaus - Mais do que um estiloso acessório da moda geek, alternativa ou nerd, os óculos de falso grau podem ser um verdadeiro vilão da saúde ocular.

Segundo o membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Dr. Denis Ramos, o acessório que caiu no gosto dos jovens de todo o mundo deixa dúvidas quanto à qualidade da lente.

"Existem óculos que realmente não tem grau, em que o índice refracional não compromete a visão. No entanto, se a procedência da lente for duvidosa, podem oferecer distorções na função visual", declarou.

Para o estudante Gabriel Miranda, o item é sempre utilizado quando deseja mudar um pouco o visual. "Eu o utilizo à noite, quando quero fazer um estilo diferente. O meu eu comprei em uma ótica mesmo, por isso nunca senti nenhum desconforto".

De acordo com o médico, o uso contínuo de óculos aparentemente sem grau pode ocasionar desconforto à visão, denunciando a falta de qualidade do material. "As distorções na função visual ocasionam alguns sintomas, o principal é deles é a astenopia, dor de cabeça associada à dificuldade visual", disse.

Segundo o médico, uma vez que estes itens não possuem proteção UVA e UVB, os olhos estarão expostos à maior incidência de raios solares, comprometendo também a saúde.

"A incidência de raios solares não dão repercussão imediata. O problema é que esses danos são cumulativos e só aparecem em idade avançada. Nós, que vivemos em uma região extremamente ensolarada, temos que ter preocupação com a proteção contra os raios solares", destacou Denis.

Apesar dos riscos, ainda existe a possibilidade de manter o estilo sem comprometer a visão. Para o médico, evitar os camelôs e produtos sem registro é o caminho certo.

"Assim como os óculos escuros, sugerimos que os pacientes comprem sempre em óticas de respaldo, certificado, com autorização da Covisa e o registro na Anvisa. Se o paciente compra material sem saber a procedência, ele pode, inclusive, estar comprando um material que foi descartado pela ótica de respaldo, mas que acabou caindo no mercado e sendo vendido como mercadoria própria ao uso", concluiu.

Fonte: http://www.d24am.com/noticias/saude/oculos-de-falso-grau-podem-trazer-risco-a-visao/52110

____________________________________________________________


Anúncios:

CENTRO ESPECIALIZADO EM CIRURGIA DE CATARATA

        Pacote oftalmológico particular incluso:
ü  Consulta, exames pré-operatórios
ü  Lente intra ocular importada
ü  Honorários médicos do cirurgião e anestesista 
    Conheça melhor acessando www.cirurgiadecataratasp.com